-
Arquitetos: LRH ARCHITECT & ASSOCIATES
- Ano: 2015
I. Contexto Natural e Cultural
O terreno de Shenkeng é comprido e estreito, rodeado por montanhas e pelo Rio Jingmei que flui no lado sul. Conta com um belo entorno e uma bela vista sem obstruções.
O terreno está localizado na entrada da famosa e antiga rua Shenkeng. A árvore antiga e o pátio do templo se encontram na entrada ocidental. A rua sinuosa, repleta de pessoas nos finais de semana e dias de festa, é como um rio na história com uma fonte atmosférica cultural.
II. Participação Social
- O projeto não é apenas um centro de atenção às crianças e um estacionamento subterrâneo sob um parque, mas também um exemplo de pensamento holístico;
- Após audiências públicas de intensa discussão, o projeto integrou as diferentes opiniões dos setores locais e públicos, considerando diversos elementos que incluem: a paisagem, construção, transporte, indústria, população e composição festiva que proporcionaram opiniões alternativas aparentemente opostas - formando gradualmente um consenso;
- No processo de discussão, o projeto levou em conta as opiniões políticas de diferentes lugares e animou os residentes para discutir centros de cuidados de crianças / estacionamentos / parque / atividades; e também considerou as opiniões da comunidade aparentemente opostas com respeito ao uso privado / uso externo / uso festivo / uso diário. Em última instância, o projeto já não era mais apenas uma questão do belo versus o feio, mas o desenho estético resultado da criação de um consenso;
- Desde a cerimônia de abertura, este projeto tem sido bastante aceito e muito utilizado pelo público. Os residentes da comunidade, terceira idade, crianças e seus pais, turistas e jovens encontram seu espaço mudando ligeiramente o espaço cultural da comunidade de Shenkeng. O projeto redefiniu a interação entre os residentes e turistas e aproximou os jovens e idosos. O lugar se converteu em um espaço de encontro para desfrutar a boa comida durante as festas, e também proporciona serviços de atenção para as crianças da cidade.
As vistas tradicionais foram integradas durante o processo de criação do espaço, que está alinhado com a recente tendência mundial sobre a inclusão das ideias das pessoas sobre a construção de sua própria comunidade.
III. Espaço divertido
Montanhas
Para responder ao entorno montanhoso e paisagens naturais, assim como proporcionar um espaço de exercício para os moradores da terceira idade, o projeto preservou uma grande área verde e realizou a arquitetura como uma parte da paisagem da terra, oculto sob uma encosta.
Intervalo
O Centro de Atenção à Criança se encontra entre uma colina verde e uma ampla área de grama. Sua estrutura simples e vertical em madeira acrescenta um elemento de diversificação da natureza.
Caminho de Madeira
O caminho na vegetação proporciona um lugar para descansar e desfrutar da sensação de estar rodeado de montanhas. Daqui também é possível ver a capela da escola primária da cidade.
Brincadeiras
A rampa, o parque infantil central, a ampla área de grama e a escola compõem o cenário para brincadeiras infantis. Os espaços respondem entre si, como elementos altos e baixos que equilibram um ao outro, com todas as atividades contidas nesta área.